O CIRCO CHEGOU!
- Idade: a partir de 2 anos.
- Número de participantes: todos os alunos
- Tempo de execução: Mês de março
Justificativa:
E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
Problemática:
- Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense! Pouco a pouco, os palhaços junto com os circos foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco . Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
Objetivo geral:
-Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.
Objetivos específicos:
-Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense; -Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
-Trabalhar e desenvolver a criatividade;
Eixos temáticos / conteúdos: -Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.
-O Circo;
-O fazer artístico;
-Apreciação musical;
-Expressividade;
-Equilíbrio e coordenação;
-Noções de formas e quantidades;
-Noções de diferenças e igualdade;
-Estratégias / Recursos:
.Música
.Dança
.Desenho
.Pintura
.Brincadeiras infantis
.Jogos diversos
.Literatura infantil
.Vídeos
.Cds
.Adereços
-Desenvolvimento:- (Sugestões)
Atividade 1 – A história do circo;
Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
Atividade 3 - Assistir ao filme "Dumbo";
Atividade 4 – Alfabeto ilustrado letra C; .
Atividade 5 – Músicas dramatizadas; .
Atividade 6 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio; .
Atividade 7 – Jogo da memória - figuras circenses; .
Atividade 8 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo;
Avaliação:
- A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Tidak ada komentar:
Posting Komentar