Trabalhar o Folclore é criar oportunidades para resgatar toda a cultura regional de nosso país.
Folclore, palavra formada pelos vocábulos folk e lore é uma palavra de origem inglesa. E quando falamos de Folclore, nos reportamos para cultura popular que na verdade é simplesmente falar de mistura, de histórias, culturas, crenças etc.
Algumas idéias para trabalhar o Folclore:
1º - Esclarecer para as crianças o que realmente é o folclore:
Que na verdade são manifestações de um povo, por exemplo: cantigas de roda, folguedos, danças, festas, mitos, lendas, brinquedos, brincadeiras, artes, alimentos, bebidas, causos, contos, adivinhas, trava-línguas, parlendas, instrumentos e roupas de trabalho.
2º - Na parte de linguagem, o professor pode trazer para os alunos, algumas parlendas:
Eu sou pequena,
Da perna grossa,
Vestido curto,
Papai não gosta
Por detrás daquele morro,
Passa boi, passa boiada,
Também passa moreninha,
De cabelo cacheado
O cochicho
Quem cochicha,
O rabo espicha,
Come pão
Com lagartixa
Também existem muitas lendas bonitas que podem ser resgatadas pelo professor como:
A lenda da Vitória-Régia
A lenda da Iara
A lenda do Boto
A lenda da Mula sem cabeça
A lenda do Boitatá
A lenda do Curupira
Essas lendas são histórias fantásticas, contadas em sua maioria por povos indígenas para explicar certos acontecimentos.
Outro trabalho super interessante é o trava-línguas, as crianças adoram e é muito divertido:
O sabiá não sabia.
Que o sábio sabia.
Que o sabiá não sabia assobiar.
Olha o sapo dentro do saco.
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo.
E o papo soltando o vento.
A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã.
Nem a rã arranha a aranha.
3º - Depois de enrolar bastante a língua e contar muitas histórias fantásticas, é hora de movimentar o esqueleto, com brincadeiras e cantigas de roda, vão algumas dicas:
Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel
O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acorda acorda acorda
A bandeira nacional
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
A menina que eu gostava
Não gostava como eu
Samba Lelê está doente
Está com a cabeça quebrada
Samba Lelê precisava
De umas dezoito lambadas
Samba , samba, Samba ô Lelê
Pisa na barra da saia ô Lalá (BIS)
O Cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo ficou ferido
E a Rosa despedaçada
O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio
A Rosa pôs-se a chorar
Algumas brincadeiras do nosso folclore:
Amarelinha
Barra-manteiga
Cabo de Guerra
Cabra - Cega
Passar anel, entre outras.
4º - Em artes podemos confeccionar diversos brinquedos, que podem divertir a garotada. São eles:
Bilboquê - que pode ser confeccionado com garrafa pet, barbante e duas tampas de garrafa pet. O professor corta a boca da garrafa pet, fura as duas tampas e coloca o barbante, em seguida, coloca uma das tampas na boca da garrafa, apertando bem, para que não saia. Agora é só brincar.
Ioiô - Um brinquedo super legal que pode ser confeccionado com papel e elástico. Peça para as crianças que façam uma bolinha de papel, em seguida amarre o elástico na bolinha, agora é só se divertir.
Cata-vento - Feito de papel, varinha ou palito de churrasco.
Aviãozinho de papel - As crianças amam, uma ótima sugestão para trabalhar dobradura.
Essas são algumas de muitas outras sugestões de atividades e brincadeiras, que podem ser feitas pelo professor.
Dia 22 de agosto está chegando, vamos colocar a mão na massa?
Tidak ada komentar:
Posting Komentar