Senin, 13 Juli 2009

IDEIAS E SUGESTÕES PARA O FOLCLORE DA MENINADA

Trabalhar o Folclore é criar oportunidades para resgatar toda a cultura regional de nosso país.
Folclore, palavra formada pelos vocábulos folk e lore é uma palavra de origem inglesa. E quando falamos de Folclore, nos reportamos para cultura popular que na verdade é simplesmente falar de mistura, de histórias, culturas, crenças etc.

Algumas idéias para trabalhar o Folclore:



1º - Esclarecer para as crianças o que realmente é o folclore:
Que na verdade são manifestações de um povo, por exemplo: cantigas de roda, folguedos, danças, festas, mitos, lendas, brinquedos, brincadeiras, artes, alimentos, bebidas, causos, contos, adivinhas, trava-línguas, parlendas, instrumentos e roupas de trabalho.



2º - Na parte de linguagem, o professor pode trazer para os alunos, algumas parlendas:
Eu sou pequena,
Da perna grossa,
Vestido curto,
Papai não gosta



Por detrás daquele morro,
Passa boi, passa boiada,
Também passa moreninha,
De cabelo cacheado



O cochicho
Quem cochicha,
O rabo espicha,
Come pão
Com lagartixa



Também existem muitas lendas bonitas que podem ser resgatadas pelo professor como:


A lenda da Vitória-Régia

A lenda da Iara

A lenda do Boto

A lenda da Mula sem cabeça

A lenda do Boitatá

A lenda do Curupira

Essas lendas são histórias fantásticas, contadas em sua maioria por povos indígenas para explicar certos acontecimentos.



Outro trabalho super interessante é o trava-línguas, as crianças adoram e é muito divertido:
O sabiá não sabia.

Que o sábio sabia.

Que o sabiá não sabia assobiar.



Olha o sapo dentro do saco.

O saco com o sapo dentro,

O sapo batendo papo.

E o papo soltando o vento.



A aranha arranha a rã.


A rã arranha a aranha.


Nem a aranha arranha a rã.


Nem a rã arranha a aranha.





3º - Depois de enrolar bastante a língua e contar muitas histórias fantásticas, é hora de movimentar o esqueleto, com brincadeiras e cantigas de roda, vão algumas dicas:


Marcha Soldado


Cabeça de Papel


Se não marchar direito


Vai preso pro quartel


O quartel pegou fogo


A polícia deu sinal


Acorda acorda acorda


A bandeira nacional





Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

Quem gosta de mim é ela

Quem gosta dela sou eu

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

A menina que eu gostava

Não gostava como eu





Samba Lelê está doente


Está com a cabeça quebrada


Samba Lelê precisava


De umas dezoito lambadas


Samba , samba, Samba ô Lelê


Pisa na barra da saia ô Lalá (BIS)





O Cravo brigou com a rosa

Debaixo de uma sacada

O Cravo ficou ferido

E a Rosa despedaçada

O Cravo ficou doente

A Rosa foi visitar

O Cravo teve um desmaio

A Rosa pôs-se a chorar





Algumas brincadeiras do nosso folclore:


Amarelinha


Barra-manteiga


Cabo de Guerra


Cabra - Cega


Passar anel, entre outras.





4º - Em artes podemos confeccionar diversos brinquedos, que podem divertir a garotada. São eles:





Bilboquê - que pode ser confeccionado com garrafa pet, barbante e duas tampas de garrafa pet. O professor corta a boca da garrafa pet, fura as duas tampas e coloca o barbante, em seguida, coloca uma das tampas na boca da garrafa, apertando bem, para que não saia. Agora é só brincar.





Ioiô - Um brinquedo super legal que pode ser confeccionado com papel e elástico. Peça para as crianças que façam uma bolinha de papel, em seguida amarre o elástico na bolinha, agora é só se divertir.





Cata-vento - Feito de papel, varinha ou palito de churrasco.





Aviãozinho de papel - As crianças amam, uma ótima sugestão para trabalhar dobradura.


Essas são algumas de muitas outras sugestões de atividades e brincadeiras, que podem ser feitas pelo professor.





Dia 22 de agosto está chegando, vamos colocar a mão na massa?

Tidak ada komentar:

Posting Komentar