A copa do mundo de 2010 será realizada na África do Sul. A a primeira vez que um paÍs africano sedia um evento esportivo que tem repercussão mundial.
O evento envolverá trinta e dois paises do mundo, entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2010.
A seleção da Africa do Sul, até hoje, só participou de duas copas do mundo. Das vagas oferecidas aos participantes, treze são destinadas aos países da Europa, seis aos países africanos, quatro e meia aos países asiáticos, quatro e meio aos da América do Sul, três e meio aos da América do Norte e meio para a Oceania – isso em percentuais equivalentes ao número de países de cada continente.
As cidades que sediarão os jogos são: a capital do país – Cidade do Cabo, Bloemfontein, Durban, Joanesburgo, Nelspruit, Polokwane, Port Elizabeth, Pretãria, Rustenburg.
As trinta e duas seleções participantes serão divididas em oito grupos, sendo que duas dessas saem classificadas para as oitavas de final. A eliminação dos outros times acontecerá nessa fase, ficando oito times selecionados para as quartas de final. O país que perder estará imediatamente eliminado da competição. Nas semifinais, quatro países disputarão as vagas para a final. Os perdedores dessa etapa disputarão o terceiro lugar num jogo realizado no dia 10 de julho e a grande final acontecerá no dia 11, num estádio em Johannesburgo.
A África do Sul nãoo possui o número suficiente de estádios para atender a demanda de uma copa do mundo, motivo pelo qual estão construindo mais cinco estádios de futebol. Porém, a FIFA teme que o país não consiga terminar as obras em tempo. Caso isso não aconteça, a Alemanha sediará o evento.
A logomarca oficial da copa do mundo de 2010 foi apresentada no dia sete de julho de 2008.
Zakumi é o mascote que irá alegrar a festa. Um leopardo, animal facilmente encontrado no país, e seu nome significa África dez, sendo ZA da sigla do país e kumi do número dez..
Além da figura do animal, criaram um slogam interligando a copa de 2006 com a de 2010 sendo, “futebol por um mundo melhor – da Alemanha para a África”. É uma homenagem a Alemanha, pela manifestação contra o racismo na copa passada.
Tidak ada komentar:
Posting Komentar