Minggu, 25 April 2010

PROJETO COPA DO MUNDO



Apresentação:

 Projeto que trabalha também o tema transversal Pluralidade Cultural e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do Mundo.

Justificativa:

Aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre os dois países onde serão as sedes: Japão e Coréia, trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do mundo.

Objetivos:

  1. Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, ele "desmonopolizou" os símbolos nacionais.
  2. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las.
  3. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
  4. Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
  5. Conhecer a história das copas.
  6. Identificar cada país e os dias que jogam.

  Formulação dos Problemas:
• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?

Temas Transversais:

*Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

*Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).

*Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.


Sensibilização:
Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas;

  
Biblioteca:

 *Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)

 A bela bola
Rola:
A bela bola do Raul.
Bola amarela,
A da Arabela.
A do Raul,
Azul.
Rola a amarela
E pula a azul.
A bola é mole,
É mole e rola.
A bola pula.
É bela e pula.
É bela, rola e pula,
É mole, amarela, azul.
A de Raul é de Arabela,
E a de Arabela é de Raul.

  
*Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)

*Trabalhar o texto de Cecilia Meireles de diversas formas: teatro, jogral, artes e em diversas disciplinas.

 Artes e Atividades:
 
Decoração da sala
Viseira da Copa
Bandeirinhas para enfeitar a escola
Desenhos livres sobre a Copa
Gincana com times
Maleta da Copa para casa
 
 
FOTOS DO PROJETO:
 

Tidak ada komentar:

Posting Komentar