Jumat, 06 Februari 2009

Regresso às aulas 2009


Revisão de Sugestões, Estratégias e Alertas
Muitas vezes o início do ano escolar começa por uma revisão da matéria dada.
Creio que as dicas que contêm sugestões continuam pertinentes e, por isso, aqui as trago, começando por uma das últimas, a 373: “ Não culpe a legislação dos seus problemas. Nada que o governo faça (ou não faça) o tornará um professor melhor”. Nesta fase de construção e definição de tanto plano, projecto, critérios de avaliação, critérios de actuação, na hora das decisões não esqueça de questionar: “O que será melhor para estes alunos?”. Ainda antes de deixar a listas das dicas, recomendo a todos os colegas que se empenhem em organizar pequenos ou grandes projectos de animação de actividades extracurriculares, para que estas não se tornem num A.T.L. com os famosos T.P.C., ou seja, mais do mesmo.

Augusto Cury diz que “ o professor fascinante transforma a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência” in “ Pais brilhantes, Professores Fascinantes” 2004.

Também este autor nos deixa uma séria reflexão sobre como ser mais do que um bom professor que cumpre os conteúdos programáticos, distinguindo-o do professor fascinante. E quem não quer ser um pai ou mãe brilhante, ou um professor(a) fascinante para os seus filhos ou alunos respectivamente ou cumulativamente? Recomenda-se a leitura que está com uma apresentação fácil e agradável de ler, ou só espreitar, mas que nos dá que pensar!


Finalmente aqui ficam 41 das 501 dicas de Ramsey.
Bom Ano ! Bom Trabalho!


41 dicas para professores - Sugestões / Estratégias / Alertas
Para o ensino na sala de aula, relação com o aluno, família e colegas.


(in “501 Dicas para Professores” de Robert. D. Ramsey – Editora Replicação – Lisboa - 2001)


48.
Festeje os sucessos - mesmo os pequenos! O encorajamento nunca é desperdiçado.
86.
Não se preocupe em defender ou explicar aquilo que faz. O bom ensino fala por si.
90.
Transforme as tarefas que não fazem parte do ensino em experiências da vida real. Mande um aluno fazer a chamada e, ao mesmo tempo, aprender a calcular a percentagem de presenças. Ponha à responsabilidade de alunos a angariação de fundos da turma e ensine-os a "guardar os livros".
Nem todas as lições têm de vir nos livros de texto.
91
Utilize o noticiário! Seja qual for a disciplina ou ano que ensinar, utilize os acontecimentos diários nas suas aulas.
Não só dá aos estudantes o hábito de se manterem informados, mas também liga a turma ao mundo real.
101.
Ponha muitas notas auto-colantes nos trabalhos dos seus alunos.
Eles precisam de ouvir dizer "Gosto do teu trabalho".
103.
Apoie a educação alternativa. Há sempre alunos que precisam de alguma coisa diferente.
Não existe uma estratégia que sirva para todos. Nem mesmo a sua!
109.
Interrompa o que estiver a fazer para chamar a atenção para um arco-íris.
Os miúdos precisam de aprender aquilo que tem para lhes ensinar, mas muitos deles também precisam de alguns arco-íris na vida.
111.
Não confunda ensinar mais depressa com ensinar melhor. Muitas vezes, a pressa confunde os alunos.
113.
Não espere grandes saltos no desempenho dos alunos. Geralmente, o sucesso vai-se desenvolvendo aos poucos.
A aprendizagem, tal como o futebol, é um jogo que se ganha ao "centímetro".
162.
Espere o melhor. É provável que o obtenha. Muitas vezes as expectativas dos professores tornam-se profecias realizadas.
Os jovens (e os adultos) costumam corresponder ao sucesso que lhes prevêem.
180
Nunca defina uma criança pelo seu Q.I.
Há muitos tipos diferentes de inteligência e todos contam.
192.
Não pare de dar aos seus alunos sinais de que gosta deles (por exemplo, um polegar erguido, um aceno, um piscar de olho ou um toque). Não pode presumir que os miúdos sabem aquilo que sente.
Amor e respeito são as qualidades que os estudantes mais desejam num professor.
196.
Almoce com os seus alunos de vez em quando. Ficará surpreendido com o que pode aprender nas conversas que acompanham as refeições na escola.
211.
Peça frequentemente a opinião aos seus alunos.
Os miúdos recebem muitas ordens, mas quase nunca têm oportunidade de falar.
Eles sentirão que o professor se preocupa com aquilo que eles pensam e, entretanto, dar-lhe-ão valiosos critérios e ideias.
212.
Seja o porta-voz de miúdos com mau génio.
O mau génio pode ser apenas mais uma forma de criatividade. Pense na quantidade de adultos brilhantes e bem sucedidos que foram desordeiros na escola.
213.
Não tem de gostar de todos os alunos, mas eles não devem saber isso.
Guarde esse segredo só para si.
226.
Como professor, tem inúmeras decisões a tomar, mas apenas um princípio a aplicar: O que é melhor para os miúdos?
227.
Se quiser aprender outra linguagem, para comunicar melhor com os alunos, pense na gestual.
Afinal de contas, se tiver algum aluno estrangeiro, ele acabará por aprender português, mas é improvável que um aluno surdo aprenda a ouvir.
228.
Se não esperar que os alunos sejam perfeitos, eles nunca o desiludirão.
238.
Não importa há quanto tempo ensina, não pense que já viu tudo.
"Tudo" não existe. As variedades de alunos são infinitas.
253.
Ensine técnicas de resolução de conflitos - ouvir activamente, linguagem corporal positiva, entre-ajuda para encontrar soluções, reflexão sobre sentimentos, resolução de problemas e outros - como alternativas Os à violência.
miúdos precisam de saber como resolver as disputas pacificamente, tanto dentro como fora da sala de aula.
255.
Conselho sobre disciplina: quando houver problemas, em vez de telefonar aos pais dos alunos
envolvidos a contar o sucedido, mande-os telefonar-lhes à sua frente. Ficará surpreendido com a diferença que faz todos ouvirem a mesma história.
257.
Não se esqueça de que o seu aluno mais desagradável é, provavelmente, aquele que mais precisa de si.
258
Utilize vários reforços positivos para motivar os alunos, tais como tempo livre no computador, ser o primeiro na fila ou tempo para conversar com um amigo.
O que resultar é sempre a melhor opção.
298
Não seja demasiado orgulhoso para pedinchar material gratuito. As fontes de aprendizagem nunca são demais e o orçamento da sua sala de aula nunca será suficientemente elevado.
301.
Seja sempre directo quando falar com os pais.
Eles precisam de ajuda e orientação e não de conversa fiada. O uso de palavras caras e de gíria profissional não fará de si um professor melhor, mas uma comunicação clara sim.
305.
Não ensine isolado. Os bons professores aprendem uns com os outros. Trabalhe em rede ou em equipa. Arranje uma maneira de se ligar a colegas.
Até os profissionais precisam de um grupo de apoio.
307.
Não seja demasiado duro com os pais. Eles enviam-lhe aquilo que têm de melhor e a maior parte faz um grande esforço na educação dos filhos.
Além disso, não têm férias de verão (dos filhos, entenda-se).
317.
Respeite aquilo que os pais sabem sobre os seus próprios filhos.
Os professores nem sempre são quem sabe mais.
322.
Faça amizade com os funcionários da secretaria e os auxiliares educativos da escola.
Podem ser os seus aliados mais importantes.
bom ambiente com os funcionários.
324.
Não diga mal dos outros professores ou da administração da escola em público.
E suposto pertencerem à mesma equipa.
326.
Seja "desavergonhado"!
Copie aquilo que os melhores professores fazem e não se sinta culpado por isso.
327.
Diga aos pais o que gostaria de saber se o filho fosse seu.
328.
Seja sensível relativamente à quantidade de trabalhos de casa que manda fazer.
Lembre-se de que os alunos e as respectivas famílias têm uma vida para além do trabalho escolar. Os grupos desportivos, os escuteiros, outras associações e a família também são importantes.
329.
Cumpra a sua parte de "miúdos difíceis" e "trabalho difícil" (como supervisão do refeitório e da entrada para o autocarro).
Fazem parte das funções de um verdadeiro profissional.
360.
Ouça os professores mais velhos - possuem sabedoria e experiência.
Ouça os professores mais jovens - possuem exuberância e audácia.
Ouça-se principalmente a si próprio - é a única pessoa que sabe o que quer e pode fazer.
373.
Não culpe a legislação dos seus problemas.
Nada que o governo faça (ou não faça) o tornará um professor melhor.
381.
Organize o seu dia - todos os dias!
A aprendizagem não deveria ser deixada ao acaso.
391.
Mantenha-se actualizado relativamente às novas tecnologias. Se for preciso, aprenda com os alunos.
Se não perceber de computadores, pode ser que a sua presença já não seja necessária na aula de hoje.
431.
Reaja às contrariedades com um esforço renovado. Desistir não é uma técnica de ensino eficaz.
436.
Lembre-se de que seja o que for que o torne uma pessoa melhor, também o torna um professor melhor.

Tidak ada komentar:

Posting Komentar