Sabtu, 15 Agustus 2009

Projeto que estou trabalhando com as crianças!

Projeto: O Menino protege e o Rio Doce agradece


Só jogue no rio aquilo que o peixe pode comer! (Ziraldo)
Capa do livro Menino do Rio Doce . Image by Ziraldo.  All rights reserved. Todos os Direitos Reservados.


"(...)Assim como o rio cumpre seu destino de terminar na salgada água do mar, o menino cresce, vira menino-homem e é então que sua história irá começar. As narrativas do menino e do rio se misturam."


Introdução

O projeto procura sensibilizar a população para a problemática das águas do Rio Doce, orientar e estimular comportamentos e atitudes responsáveis perante o meio ambiente e estimular o desenvolvimento de ações que levem à conservação dos rios e áreas de mananciais e redução do consumo, abrangendo assim o trabalho com as sucatas que poderiam ir parar nos rios e nós estaremos reaproveitando-as na construção de Brinquedos e Oficina de Artes para as crianças.

A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.


Como já diz Ziraldo, em um dos trechos do livro, "O menino tinha certeza de que havia nascido no dia em que viu o rio. Na sua memória, não havia nada antes daquele dia. O menino amou o rio, pois acreditou que o rio também havia nascido no dia em que ele o viu". E Hoje em dia, as crianças não têm o costume de jogar o lixo no lixo. Elas aprendem vendo os próprios adultos jogando lixo no chão, na rua, na escola e nos rios. Mas isso não precisa se tornar um problema é só nós jogarmos o lixo no lugar devido e passar adiante! E lembrar sempre de jogar no rio, somente aquilo que os peixes podem comer.


“A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada. Sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis”.

Declaração Universal dos Direitos da Água, UNESCO, 1992.




Desenvolvimento das atividades


Sugerimos que seja trabalhado junto: O Livro de Ziraldo – O Menino e o Rio Doce com a Educação Ambiental (Reciclagem, Sucatas, etc...)
 

Tidak ada komentar:

Posting Komentar