A IMPORTÂNCIA DE LER E CONTAR HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS!
Faça o seu BAÚ DA FANTASIA e deixe a imaginação da criança brilhar!
A importância de ler e contar histórias para as crianças!
Contadores de histórias... quando ouvimos essa expressão quase sempre vamos lá atrás no tempo e nos recordamos de uma tia ou avó que nos contavam histórias antes de dormir. Infelizmente, contar histórias e, principalmente, se contar para o outro tem se tornado uma prática pouco comum ou quase inexistente. Perdemos o sentido mais primário que essa linguagem propicia: de agrupar pessoas, aproximar e compartilhar.
No corre-corre da vida, na linguagem industrial que algumas emissoras impõem, pouco tempo reservamos para simplesmente contar histórias para nossos filhos.Esquecemos que, através das histórias, a criança cria seu próprio inventário moral, elabora questões que a angustiam e se sente alimentada.
Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo, preparamos o pequeno ouvinte para vivenciar com mais segurança suas próprias derrotas e perdas.
CAIXA SURPRESA:
O trabalho com a "Caixa Surpresa", na "Hora de novidades", é um riquíssimo recurso para o desenvolvimento da linguagem oral.
Como trabalhar com a "Caixa Surpresa"
- Oferecer ao aluno uma bela caixa enfeitada para levar para casa e colocar dentro dela um objeto, animalzinho, brinquedo, etc.
- A criança retornará com a caixa fechada e todos tentarão adivinhar o que está na caixa
- Se a professora achar difícil contar com a colaboração dos alunos, poderá ela mesma providenciar alguma coisa para colocar na caixa.
Obs: Durante a exploração da situação, fazer perguntas abordando tudo o que está sendo trabalhado.
As atividades dessa área tem como objetivo levar as crianças a interpretarem o que ouvem, responderem de maneira lógica ao que lhes é perguntado e desenvolverem o pensamento lógico e sua expressão. Além disso, a linguagem oral permite às crianças ampliarem seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados, bem como estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade crítica, contribuindo para o bom êxito da a prendizagem.
(Fonte: Alfabetização sem segredos 2º período Atividades para crianças de 5 a 6 anos )
Contadores de histórias... quando ouvimos essa expressão quase sempre vamos lá atrás no tempo e nos recordamos de uma tia ou avó que nos contavam histórias antes de dormir. Infelizmente, contar histórias e, principalmente, se contar para o outro tem se tornado uma prática pouco comum ou quase inexistente. Perdemos o sentido mais primário que essa linguagem propicia: de agrupar pessoas, aproximar e compartilhar.
No corre-corre da vida, na linguagem industrial que algumas emissoras impõem, pouco tempo reservamos para simplesmente contar histórias para nossos filhos.Esquecemos que, através das histórias, a criança cria seu próprio inventário moral, elabora questões que a angustiam e se sente alimentada.
Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo, preparamos o pequeno ouvinte para vivenciar com mais segurança suas próprias derrotas e perdas.
CAIXA SURPRESA:
O trabalho com a "Caixa Surpresa", na "Hora de novidades", é um riquíssimo recurso para o desenvolvimento da linguagem oral.
Como trabalhar com a "Caixa Surpresa"
- Oferecer ao aluno uma bela caixa enfeitada para levar para casa e colocar dentro dela um objeto, animalzinho, brinquedo, etc.
- A criança retornará com a caixa fechada e todos tentarão adivinhar o que está na caixa
- Se a professora achar difícil contar com a colaboração dos alunos, poderá ela mesma providenciar alguma coisa para colocar na caixa.
Obs: Durante a exploração da situação, fazer perguntas abordando tudo o que está sendo trabalhado.
As atividades dessa área tem como objetivo levar as crianças a interpretarem o que ouvem, responderem de maneira lógica ao que lhes é perguntado e desenvolverem o pensamento lógico e sua expressão. Além disso, a linguagem oral permite às crianças ampliarem seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados, bem como estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade crítica, contribuindo para o bom êxito da a prendizagem.
(Fonte: Alfabetização sem segredos 2º período Atividades para crianças de 5 a 6 anos )
Tidak ada komentar:
Posting Komentar